segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Biografia da Banda Eva


Bom dia Galera!!

Semana começando, e escutando um pouco de axé retrô aqui me veio a mente uma súbita pesquisa pela História da Banda Eva. Essa Banda que teve como vocais principais Jota Morbeck (em memorian), Ricardo Chaves, Ivete Sangalo e Saulo Fernandes, dentre muito outros, possuem uma biografia vasta, como vcs podem ver a seguir.

É isso, tenham todos uma boa semana e muito axé para todos nós!!

Abaixo a letra da música, como se diz em natal, "das antiga", Eu vou no Eva:


Eu Vou No Eva - Banda Eva
  
Foi difícil te encontrar, morena 
Nas ruas de salvador, fissura 
Me cansei de procurar, que pena 
Onde está o meu amor 

Vejo um brilho diferente pintando na avenida 
Vem trazendo um colorido de festa na bahia 
Envolvendo toda gente bonita alegria 
Foi aí que eu vi você 
Nunca mais vou te deixar 

Eu vou, eu vou, eu vou no eva 
Eu também vou, eu vou no eva


Salve Salve sempre a música Baiana.

Rio de Janeiro, 15 de Agosto de 2016
Hélio Santa Rosa Costa Silva

terça-feira, 10 de dezembro de 2013


Biografia da Banda Eva



BANDA E BLOCO EVA 

    Nascidos para brilhar

Biografia

1977—80: Grêmio e fundação do Bloco Eva
No final da década de 1970, um grupo de onze amigos do Colégio Marista de Salvador, na Bahia, criou um grêmio que visava se reunir fora dos domínios escolares para se divertir tocando e cantando, formado por Ademarzinho, André Silveira, Jorginho Sampaio, Ricardo Martins, Jonga Cunha, Maurício Magalhães, Hunfrey Ataíde, Guto Almendra, Eduardo Gil, Pernambuco e Cyro Coelho. O grupo, que se reunia frequentemente no sítio de Adermazinho, batizou o grêmio de EVA, abreviação de Estrada Velha do Aeroporto, onde era localizado o sítio das reuniões, portanto, ligação alguma com a alegoria bíblica de Adão e Eva.

No final de 1979 os onze amigos passaram no vestibular para seus determinados cursos. Porém para selar a amizade e não deixa-la esvaecer surgiu a idéa de formar um bloco de carnaval, em 11 de fevereiro de 1980,....
  mantendo o antigo nome do grêmio, surgindo assim o Bloco Eva. Pouco tempo depois de formado o bloco, os sócios chamaram mais duas pessoas para integrar-lo: Lui Muritiba e Waldir, professor de Química, porém ambos ficaram por pouco tempo. Em 1981 foi dado o primeiro ano de carnaval do Bloco Eva, com apenas onze sócios, o grupo original do ex-grêmio. No primeiro ano o bloco já saiu pelo Carnaval com um trio elétrico próprio, construído em Feira de Santana e idealizado por Carlos Correa (Gordinho) e Carlos Muller, contando com caixas de som e voz, diferenciando-se dos outros trios da época que ainda usavam cornetas Selenium sem voz. Assim o Eva tornou-se o primeiro trio elétrico a usar caixas de som, sendo que em 1981 outros blocos passaram a utiliza-lo como Traz os Montes, Dodô e Osmar e Novos Baianos.
Em 4 de junho de 1980 foi realizada a primeira festa pós-carnaval do Eva na Casa de Festejos (ex-Parafernália), junto com a banda Scorpius (que mais tarde viria a se tornar o Chiclete com Banana). No mesmo ano os sócios idealizaram a formação de uma banda, juntando-se com os irmãos Gato e Aderson, integrantes recém saidos da banda Scorpius, para procurarem jovens empreendedores para investir na banda. Mais tarde se juntou ao grupo o contrabaixista Levi, recém-saido do Trio Tapajós.

1981—92: Formação do bloco e primeiros Carnavais
Em 27 de fevereiro de 1981 o Bloco Eva realizou seu primeiro dia de Carnaval com uma banda completa tocando em cima do trio elétrico, porém sem um vocal fixo, sendo geralmente Levi e Aderson os vocalistas da maioria das canções. A banda tocou alguns sucessos daquele ano como "Sim, é com a Flor" de A Cor do Som, "Chão da Praça" de Moraes Moreira, "Evaporação" de Eduardo Gil e "Deixa o Coração Mandar" de Waltinho Queiroz, em arranjos de axé music. No Carnaval de 1982 quem assumiu os vocais do bloco foi o falecido cantor Jota Morbeck, sendo o primeiro a cantar "Eva", canção da banda Rádio Táxi que ficaria conhecida como marca do grupo mais de dez anos após na voz de Ivete Sangalo. Outras canções que marcaram aquele ano no bloco foram "Cometa Halley" e "Cometa Mambembe", além de adaptações em frevo de músicas de Rita Lee, A Cor do Som, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Jota Morbeck gravou um álbum em 1982 com os instrumentais do Eva, porém levando apenas seu nome, sendo que no final do mesmo ano se afasta da banda para dedicar-se a sua carreira. Em 1983 o cantor Carlinhos Caldas assume os vocais do bloco, marcado pela versão de "Flagra" de Rita Lee, deixando a banda no mesmo ano.
Em 1984 Jota Morbeck volta a assumir os vocais da banda no Carnaval, permanecendo até 1985. Nessa época o bloco inaugurou a tradição do carnaval na Barra, quando os blocos Eva e Camaleão saíram no sábado à tarde em cima do trio elétrico, no sentido Ondina à Barra, o contrário do que é hoje em dia. Em 1985 o cantor Luiz Caldas seguiu a frente da banda por alguns meses alternando com sua carreira solo, estourando o sucesso "Fricote". Nos carnavai de 1986 e 1987 o Eva contou teve em seus vocais o compositor, arranjador e multi-instrumentista, Marcionílio, marcando aqueles anos pelas canções "Eva Alegria" e "Táxi". Além disso em 1986 deu-se a descoberta de Daniela Mercury como cantora, ao ser contratada como backing vocal, fazendo os vocais na banda até 1989.
Em 1988, após a saída de Marcionílio, Ricardo Chaves assumiu a banda durante o carnaval, ficando à frente do bloco até 1992. O cantor, que já havia gravado um álbum solo antes, fechou uma parceria nos dois primeiros anos, 1988 e 1989, como Ricardo Chaves & Banda Eva. Daniela Mercury saiu dos vocais de apoio em 1989 para seguir na banda de Gilberto Gil. A partir de 1990 o Eva voltou a ter o nome desvinculado de Ricardo Chaves, porém continuando com os vocais do cantor, que chegou a gravar quatro álbuns enquanto na banda, assinados apenas com o nome do cantor, porém com os instrumentais da banda. Com Ricardo Chaves o bloco marcou sucessos como "Eu Vou no Eva", "Namoro" e "Reencontro", sendo que no final de 1992 o cantor deixa a banda para fcar apenas em sua carreira solo.

1993—presente: Oficialização da Banda Eva
O grupo foi revelado em 1993, através da iniciativa do produtor Jonga Cunha, assinando contrato com a gravadora Sony Music, pela qual gravou seu primeiro disco em 1993. No ano seguinte, a banda se transferiu para a PolyGram, atual Universal Music Group, na qual conheceu o sucesso nacional, cujo auge se deu com o CD Banda EVA Ao Vivo, gravado e lançado em 1997.
Com a saída de Ivete Sangalo, que iniciou uma carreira solo de absoluto sucesso, seu lugar foi assumido pela também cantora baiana e atualmente atriz Emanuelle Araújo, que permaneceu no grupo de 1999 a 2002, lançando dois discos. Em 2002, Emanuelle deixa a banda, dedicando-se à carreira de atriz e à banda Moinho, que lidera atualmente. Seu posto é assumido por Saulo Fernandes, ex-membro da banda Chica Fé, formada junto com seu irmão Sérgio Fernandes (atualmente nos vocais do Chica Fé), que acabou com uma hegemonia de quase 10 anos, quando só mulheres podiam comandar a banda. Em 2005, o grupo comemorou os 25 anos do Bloco EVA, com o CD e DVD Banda Eva 25 Anos: Ao Vivo, gravado no Riocentro (Rio de Janeiro), com a participação de vários artistas que estiveram junto com o EVA durante a trajetória do bloco e da banda, como Ricardo Chaves, Luiz Caldas, Durval Lelys, Emanuelle Araújo e Ivete Sangalo.
Em 2007, mais um DVD é lançado, desta vez pela Som Livre: Veja Alto, Ouça Colorido, cujo repertório é composto de 11 canções inéditas e oito regravações. Poucos dias depois da gravação, um de seus músicos, o percussionista Fabrício Scaldaferry (conhecido como Fafá) falece em virtude de uma meningite. Uma homenagem ao músico foi incluída como material extra do DVD. Em 2009, lançam um novo DVD, "Eva - Lugar da Alegria", produzido pela Caco Discos, com roteiro de Saulo Fernandes, direção musical de Alexandre Lins e direção de Alejandro Alvaro, com 17 faixas inéditas e uma regravação com Carlinhos Brown, é filmado ao vivo em HD num sitio em Lauro de Freitas, com a participação de Ninha, e no Castelo D'Avila em Praia do Forte, com a participação de Tatau e Margareth Menezes.
Atualmente, no Carnaval de Salvador, a banda comanda o Bloco EVA, no Circuito Campo Grande (Osmar), e os blocos Cocobambu (pertencente ao Asa de Águia) e Nú Outro, no circuito Barra-Ondina (Dodô). A banda também chegou a comandar o bloco Cerveja & Cia, pertencente a Ivete Sangalo.
No fim de 2012, Saulo Fernandes anuncia sua saída da Banda Eva após o Carnaval de 2013, para a carreira solo. Em seu lugar, assume Felipe Pezzoni, oriundo da banda Mil Verões.

Fonte: Wikipedia

Acesse o Site da Banda Eva: 
http://www.grupoeva.com.br/






Banda Eva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Banda Eva
A banda no Carnaval da Bahia, 2014 (foto: Juliana Gabriela/Setur Bahia)
Informação geral
OrigemSalvador (Bahia)
País Brasil
Gênero(s)Axé musicSamba-reggae.
Período em atividade1980—presente (bloco)
1993—presente (grupo)
Gravadora(s)Sony Music (1993—1994)
Universal Music Group (1994—2007)
Som Livre (2007—presente)
Página oficialSite Oficial
IntegrantesFelipe Pezzoni (voz)
Marcelinho Oliveira (tecladosviolão)
Hugo Alves (percussão)
Alex Pontes (percussão)
Esso Brumom (bateria)
Cristiano Ferreira (baixo)
Ton Carvalho (saxofones eflauta)
Jorginho Sancof (Guitarra)
Ex-integrantesBloco:
Jota Morbeck (voz) (1982; 1984—1985)
Carlinhos Caldas (voz) (1983)
Luiz Caldas (voz) (1986)
Marcionílio (voz) (1986—1987)
Ricardo Chaves (voz) (1988—1992)
Durval Lelys (voz) (1993—1995)
_____________________

Banda:
Ivete Sangalo (voz) (1993—1999)
Emanuelle Araújo (voz) (1999—2002)
Saulo Fernandes (voz) (2002-2013)[1]
Banda Eva, também conhecida apenas como EVA, é uma banda de axé music brasileira. Iniciada em 1980 apenas como um bloco de carnaval, o Eva, como era apenas chamado, teve em sua frente importantes cantores como Luiz CaldasDaniela MercuryRicardo Chaves e Durval Lelys, vocalista do Asa de Águia. Em 1993 o bloco de carnaval se tornou oficialmente uma banda quando Ivete Sangalo assumiu os vocais e o grupo recém-formado oficialmente assinou com a Universal Music. Com Ivete o grupo lançou "Me Abraça""Beleza Rara""Levada Louca""Arerê" e "Carro Velho". Na segunda metade dos anos 90s divergia de outras bandas de Axé do mainstream no sentido de apelar menos para percussão e mais para um vocal de maior qualidade e ibidem instrumentos musicais mais complexos. Ivete foi "casada" com o baterista Eduardo Andrade dono da banda Eva de 1993 até 1999
Em 1999Ivete Sangalo deixa o grupo para seguir carreira solo, sendo que em seu lugar entra Emanuelle Araújo, que anos depois viria a se tornar atriz e dona. Apesar do pouco tempo que Emanuelle ficou com aBanda Eva, o grupo reuniu alguns sucessos como "Pra Lá e Pra Cá""My Love" e "Chuva de Verão". Em 2002Emanuelle Araújo deixou a banda, entrando em seu lugar Saulo Fernandes, ex-vocalista do Chica Fé, banda que havia formado com seu irmão Sérgio Fernandes, sendo que com a entrada de Saulo se quebrou o ciclo de mulheres comandando os vocais da banda. No carnaval de 2013, o cantor Saulo Fernandes se despediu da banda e Felipe Pezzoni, ex-vocalista da banda Mil Verões, entrou no seu lugar.[2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

1977—80: Grêmio e fundação do Bloco Eva[editar | editar código-fonte]

No final da década de 1970, um grupo de onze amigos do Colégio Marista de Salvador, na Bahia, criou um grêmio que visava se reunir fora dos domínios escolares para se divertir tocando e cantando, formado porAdemarzinho, André Silveira, Jorginho Sampaio, Ricardo Martins, Jonga Cunha, Maurício Magalhães, Hunfrey Ataíde, Guto Almendra, Eduardo Gil, Pernambuco e Cyro Coelho. O grupo, que se reunia frequentemente no sítio de Adermazinho, batizou o grêmio de EVA, abreviação de Estrada Velha do Aeroporto, onde era localizado o sítio das reuniões, portanto, ligação alguma com a alegoria bíblica de Adão e Eva.
No final de 1979 os onze amigos passaram no vestibular para seus determinados cursos. Porém para selar a amizade e não deixá-la esvaecer surgiu a ideia de formar um bloco de carnaval, em 11 de fevereiro de1980, mantendo o antigo nome do grêmio, surgindo assim o Bloco Eva. Pouco tempo depois de formado o bloco, os sócios chamaram mais duas pessoas para integrá-lo: Lui Muritiba e Waldir, professor de Química, porém ambos ficaram por pouco tempo. Em 1981 foi dado o primeiro ano de carnaval do Bloco Eva, com apenas onze sócios, o grupo original do ex-grêmio. No primeiro ano o bloco já saiu idealizado por Carlos Correa (Gordinho) e Carlos Muller, contando com caixas de som e voz, diferenciando-se dos outros trios da época que ainda usavam cornetas Selenium sem voz. Assim o Eva tornou-se o primeiro trio elétrico a usar caixas de som, sendo que em 1981 outros blocos passaram a utilizá-lo como Traz os Montes, Dodô e Osmar e Novos Baianos.
Em 4 de junho de 1980 foi realizada a primeira festa pós-carnaval do Eva na Casa de Festejos (ex-Parafernália), junto com a banda Scorpius (que mais tarde viria a se tornar o Chiclete com Banana). No mesmo ano os sócios idealizaram a formação de uma banda, juntando-se com os irmãos Gato e Aderson, integrantes recém saidos da banda Scorpius, para procurarem jovens empreendedores para investir na banda. Mais tarde se juntou ao grupo o contrabaixista Levi, recém-saído do Trio Tapajós.

1981—92: Formação do bloco e primeiros Carnavais[editar | editar código-fonte]

Em 27 de fevereiro de 1981 o Bloco Eva realizou seu primeiro dia de Carnaval com uma banda completa tocando em cima do trio elétrico, porém sem um vocal fixo, sendo geralmente Levi e Aderson os vocalistas da maioria das canções. A banda tocou alguns sucessos daquele ano como "Sim, é com a Flor" de A Cor do Som, "Chão da Praça" de Moraes Moreira, "Evaporação" de Eduardo Gil e "Deixa o Coração Mandar" deWaltinho Queiroz, em arranjos de axé music. No Carnaval de 1982 quem assumiu os vocais do bloco foi o falecido cantor Jota Morbeck, sendo o primeiro a cantar "Eva", canção da banda Rádio Táxi que ficaria conhecida como marca do grupo mais de dez anos após na voz de Ivete Sangalo. Outras canções que marcaram aquele ano no bloco foram "Cometa Halley" e "Cometa Mambembe", além de adaptações em frevo de músicas de Rita LeeA Cor do SomCaetano Veloso e Gilberto GilJota Morbeck gravou um álbum em 1982 com os instrumentais do Eva, porém levando apenas seu nome, sendo que no final do mesmo ano se afasta da banda para dedicar-se a sua carreira. Em 1983 o cantor Carlinhos Caldas assume os vocais do bloco, marcado pela versão de "Flagra" de Rita Lee, deixando a banda no mesmo ano.
Em 1984 Jota Morbeck volta a assumir os vocais da banda no Carnaval, permanecendo até 1985. Nessa época o bloco inaugurou a tradição do carnaval na Barra, quando os blocos Eva e Camaleão saíram no sábado à tarde em cima do trio elétrico, no sentidoOndina à Barra, o contrário do que é hoje em dia. Em 1985 o cantor Luiz Caldas seguiu a frente da banda por alguns meses alternando com sua carreira solo, estourando o sucesso "Fricote". Nos carnavais de 1986 e 1987 o Eva contou teve em seus vocais o compositor, arranjador e multi-instrumentista, Marcionílio, marcando aqueles anos pelas canções "Eva Alegria" e "Táxi". Além disso em 1986 deu-se a descoberta de Daniela Mercury como cantora, ao ser contratada como backing vocal, fazendo os vocais na banda até 1989.
Em 1988, após a saída de MarcionílioRicardo Chaves assumiu a banda durante o carnaval, ficando à frente do bloco até 1992. O cantor, que já havia gravado um álbum solo antes, fechou uma parceria nos dois primeiros anos, 1988 e 1989, como Ricardo Chaves & Banda EvaDaniela Mercury saiu dos vocais de apoio em 1989 para seguir na banda de Gilberto Gil. A partir de 1990 o Eva voltou a ter o nome desvinculado de Ricardo Chaves, porém continuando com os vocais do cantor, que chegou a gravar quatro álbuns enquanto na banda, assinados apenas com o nome do cantor, porém com os instrumentais da banda. Com Ricardo Chaves o bloco marcou sucessos como "Eu Vou no Eva", "Namoro" e "Reencontro", sendo que no final de 1992 o cantor deixa a banda para focar apenas em sua carreira solo.

1993—presente: Oficialização da Banda Eva[editar | editar código-fonte]

O grupo foi revelado em 1993, através da iniciativa do produtor Jonga Cunha, assinando contrato com a gravadora Sony Music, pela qual gravou seu primeiro disco em 1993. No ano seguinte, a banda se transferiu para a PolyGram, atual Universal Music Group, na qual conheceu o sucesso nacional, cujo auge se deu com o CD Banda EVA Ao Vivo, gravado e lançado em 1997.
A banda durante show em Brasília
Com a saída de Ivete Sangalo, que iniciou uma carreira solo de absoluto sucesso, seu lugar foi assumido pela também cantora baiana e atualmente atriz Emanuelle Araújo, que permaneceu no grupo de 1999 a 2002, lançando dois discos. Em 2002, Emanuelle deixa a banda, dedicando-se à carreira de atriz e à banda Moinho, que lidera atualmente. Seu posto é assumido por Saulo Fernandes, ex-membro da banda Chica Fé, formada junto com seu irmão Sérgio Fernandes (atualmente nos vocais do Chica Fé), que acabou com uma hegemonia de quase 10 anos, quando só mulheres podiam comandar a banda. Em 2005, o grupo comemorou os 25 anos do Bloco EVA, com o CD e DVD Banda Eva 25 Anos: Ao Vivo, gravado no Riocentro (Rio de Janeiro), com a participação de vários artistas que estiveram junto com o EVA durante a trajetória do bloco e da banda, como Ricardo ChavesLuiz CaldasDurval LelysEmanuelle Araújo e Ivete Sangalo.
Em 2007, mais um DVD é lançado, desta vez pela Som LivreVeja Alto, Ouça Colorido, cujo repertório é composto de 11 canções inéditas e oito regravações. Poucos dias depois da gravação, um de seus músicos, o percussionista Fabrício Scaldaferry (conhecido como Fafá) falece em virtude de uma meningite. Uma homenagem ao músico foi incluída como material extra do DVD. Em 2009, lançam um novo DVD, "Eva - Lugar da Alegria", produzido pela Caco Discos, com roteiro de Saulo Fernandes, direção musical de Alexandre Lins e direção de Alejandro Alvaro, com 17 faixas inéditas e uma regravação com Carlinhos Brown, é filmado ao vivo em HD num sitio em Lauro de Freitas, com a participação de Ninha, e no Castelo D'Avila em Praia do Forte, com a participação de Tatau e Margareth Menezes.
Atualmente, no Carnaval de Salvador, a banda comanda o Bloco EVA, no Circuito Campo Grande (Osmar), e o bloco Nú Outro, no circuito Barra-Ondina (Dodô). A banda também chegou a comandar o bloco Cerveja & Cia, pertencente a Ivete Sangalo.
No fim de 2012, Saulo Fernandes anuncia sua saída da Banda Eva após o Carnaval de 2013, para a carreira solo. Em seu lugar, assume Felipe Pezzoni, oriundo da banda Mil Verões.

Antigos Integrantes[editar | editar código-fonte]

O Eva foi palco de grandes estrelas da música baiana como Jota Morbeck (in memoriam), Marcionílio, Ricardo Chaves, Daniela Mercury, Durval Lelys, Ivete Sangalo, Emanuelle Araújo. Talento foi o que nunca faltou na história do Eva e por isso músicos como Bastola (in memorian), Roney Scot, Tony Mola, Octávio Américo, Nino Moura, Luisinho Assis, Radamés Venâncio, Luiz Caldas, Paulinho Andrade, Jonga Cunha, Nairo Elo, Pavão, Rodrigo Vásquez Suit e Ramiro Mussoto (in memorian) também passaram pelo EVA. O Ultimo vocalista a deixar a Banda EVA foi Saulo Fernandes.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Formação
  • Felipe Pezzoni: voz
  • Marcelinho Oliveira: teclado e violão
  • Esso Brumom: bateria
  • Ton Carvalho: sax e flauta
  • Cristiano Ferreira: contrabaixo
  • Hugo Alves: percussão
  • Alex Pontes: percussão
  • Jorginho Sancof: guitarra

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Banda_Eva


Ricardo Chaves cantando Eu vou no Eva...




COMO TUDO COMEÇOU

No final dos anos 70, um grupo de 11 amigos do Colégio Marista (Ademarzinho, André Silveira, Jorginho Sampaio, Ricardo Martins, Jonga Cunha, Maurício Magalhães, Hunfrey Ataíde, Guto Almendra, Eduardo Gil, Pernambuco e Cyro Coelho) comandava um Grêmio, intitulado Eva, e se reunia frequentemente no sítio de Adermazinho, localizado na Estrada Velha do Aeroporto. Após passarem no vestibular, os amigos mantiveram os encontros e a partir daí surgiu a idéia de criar um bloco de carnaval, o EVA, em 11 de Fevereiro de 1980. Logo no início, os amigos e sócios decidiram chamar mais duas pessoas para essa parceria: Lui Muritiba e Waldir, professor de Química, mas os dois ficaram por pouco tempo. Assim, no 1º carnaval, de 1981, o EVA tinha 11 sócios.
O primeiro passo foi marcar uma reunião com Carlos Correa (Gordinho) e Carlos Muller, que fizeram um projeto de som para o Eva. Nesse primeiro ano o bloco já saiu com um trio elétrico próprio, que os idealizadores construíram em Feira de Santana. O trio já tinha caixas de som e voz, e esses já foram grandes diferenciais na época, porque a grande maioria tinha cornetas Selenium, aquelas em formato de cone dos trios antigos, e não tinha voz. Somente os trios do bloco Traz os Montes (banda Scorpius, que mais tarde virou Chiclete com Banana), Dodô & Osmar, Novos Baianos e o EVA tinham esse tipo de caixa em 1981. A percussão ficava embaixo do trio e o Eva tinha apenas 2 caixas e 1 bumbo em cada lateral.
A 1ª Festa do EVA foi no dia 04 de Junho de 1980, na Casa de Festejos (Ex-Parafernália), com a banda Scorpius. Os sócios já pensavam em formar a banda Eva, mas Gato e Aderson, que ficaram impressionados com a primeira festa e com o trabalho de divulgação do Grupo, procuraram os jovens empreendedores e disseram que estavam saindo da banda Scorpius e que queriam formar a primeira banda Eva com eles. Além dos irmãos, ex guitarras baianas, o contrabaixista Levi tinha saído do Trio Tapajós e também quis fazer parte da banda, que destacou esses três nomes no carnaval de 1981. Não tinha um cantor específico, mas Aderson e Levi assumiram os vocais. Nessa época as canções “Sim, é com a Flor” (A cor do Som), “Chão da Praça” (Moraes Moreira), “Evaporação” (Jonga, Eduardo Gil e André Silveira) e “Deixa o Coração Mandar” (Waltinho Queiroz) faziam o maior sucesso. Aderson era guitarra baiana de solo e Gato tocava guitarra baiana de acompanhamento. Levi foi um dos músico da extinta banda “Asa de Águia” desde a sua criação.
O Eva também foi palco de grandes estrelas da música baiana como Jota Morbeck (in memorian), Marcionílio, Ricardo Chaves, Daniela Mercury, Asa de Águia, Ivete Sangalo, Emanuelle Araújo, Saulo Fernandes e desde março/2013, o Eva é o grande palco de Felipe Pezzoni. Talento foi o que nunca faltou na história do Eva e por isso músicos como Bastola (in memorian), Roney Scot, Tony Mola, Octávio Américo, Nino Moura, Luisinho Assis, Radamés Venâncio, Carlinhos Brown, Luiz Caldas, Paulinho Andrade, Jonga Cunha e Ramiro Mussoto (in memorian) também passaram pelo EVA.

BANDA EVA


Prestes a completar 11 anos à frente do Eva, o cantor e compositor Saulo Fernandes decidiu seguir em carreira solo após o próximo Carnaval, divulgado dia 07 de novembro 2012. O artista está cumprindo a agenda do Eva normalmente e assim será até o Carnaval 2013 (07 à 12 de fevereiro).
O novo time do Eva terá Felipe Pezzoni nos vocais e Marcelinho Oliveira nos teclados e fazendo a direção musical. Até o Carnaval vão acontecer algumas ações para que o público possa conhecer melhor o trabalho dos dois. Foi gravado um single, intitulado “You and me”, de autoria de Marcelinho, que ainda vai contar com um clipe, a ser divulgado na internet. E durante o verão serão realizados dois shows de Felipe e convidados especiais. Em 2009 a banda é formada por Saulo Fernandes (voz), Ronaldo Cavalcante (guitarra), Léo Pinheiro (contrabaixo), Adriano Gaiarsa (teclados), Anderson Silva (bateria), Marcellus Leone (flauta), Alcione Rocha (trompete), Renan Ribeiro e Henrique CH (backing vocal),Alan Toreba, Enio Taquari e Rudson Daniel (percurssão).
Em 2007 a banda era formada por Saulo Fernandes (vocais), Adriano Gaiarsa (teclados), Ronaldo Cavalcante (guitarra), Leo Pinheiro (baixo), Fábio Rocha (bateria), Alan Toreba, Fabrício Scaldaferry e Leonardo Reis (percussão), Marcelus Leone (sax e flauta) e Alcione Rocha (trompete).
Saulo Jorge Fernandes Navarro de Oliveira (Barreiras/BA em 9 de setembro 1977), popularmente conhecido por Saulo Fernandes tem conquistado uma legião de admiradores com o seu expressivo talento como cantor e compositor. Prestes a completar 11 anos à frente do Eva, o cantor e compositor Saulo Fernandes decidiu seguir em carreira solo após o próximo Carnaval, divulgado dia 07 de novembro 2012 . O artista cumpre a agenda do Eva normalmente e assim será até o Carnaval 2013 (07 à 12 de fevereiro).
O novo time do Eva terá Felipe Pezzoni nos vocais e Marcelinho Oliveira nos teclados e fazendo a direção musical. Até o Carnaval vão acontecer algumas ações para que o público possa conhecer melhor o trabalho dos dois. Foi gravado um single, intitulado “You and me”, de autoria de Marcelinho, que ainda vai contar com um clipe, a ser divulgado na internet. E durante o verão serão realizados dois shows de Felipe e convidados especiais.
Na quarta-feira de cinzas, dia 13 de fevereiro de 2013, quem assume a banda Eva é o cantor Felipe Pezzoni junto com o tecladista/arranjador/produtor musical Marcelinho Oliveira e novos músicos. Eles estão desenvolvendo o novo projeto com a consultoria artística de Jonga Cunha, que participou de todas as equipes do EVA ao longo desses mais de 30 anos. CONVITE – Tudo aconteceu naturalmente, já que a banda Mil Verões, projeto idealizado pelos dois, já tinha começado um trabalho com a Produtora. A partir da decisão de Saulo em seguir carreira solo, o Grupo resolveu apostar no talento dos meninos, que mostraram ter personalidade ao lançarem um CD autoral, bastante elogiado por diversos artistas. Felipe gravou um single, intitulado “You and me”, de autoria de Marcelinho, que contou ainda com um clipe, divulgado na internet. A nova formação do Eva será composta por: Felipe Pezzoni (voz), Marcelinho Oliveira (teclado e violão), Raoni Maciel (guitarra), Alex Pontes (percussão), Hugo Alves (percussão), Tom Carvalho (metais), Cristiano Ferreira (baixo) e Elielson Santos (bateria).
A nova turma do Eva estreou em grande estilo,na quarta-feira de cinzas, no Carnaval 2013, com um grande show no Camarote Salvador. Durante o ano a banda realizou cerca de 130 shows participando de eventos importantes no calendário festivo como Carnabeirão e Planeta Dragão em Ribeirão Preto, Carnafacul em São Paulo e Florianópolis, PE Folia no Recife, Eva Private no Rio de Janeiro, com ingressos esgotados, Fortal, Villa Mix em Brasília, micareta de Feira de Santana, na Bahia, que rendeu a Felipe o prêmio de cantor revelação da folia em 2013.
CARNAVAL 2014 – Neste ano o Carnaval foi marcado pela grande estreia da nova formação, foram sete shows em seis dias de festa, muitas emoções e animação não faltaram! Na quinta-feira, Felipe participou de um pocket show no Camarote Schin com o cantor Leandro Sapucahy. Já na sexta-feira, com abadás esgotados, a turma do Eva dividiu o bloco Nu Outro com o DJ internacional Steve Aoki que agitou a Barra-Ondina. No sábado a banda seguiu viagem para São Paulo onde comandou o Carnaval da cidade de Ibirá. No domingo a emoção tomou conta do Circuito Osmar quando Felipe Pezzoni estreou comandando o tradicional bloco Eva com os grandes sucessos que marcaram a história da banda. Na segunda, não foi diferente, no Campo Grande, Felipe desceu e com o sucesso “EVA” sacudiu os foliões do bloco, um dos momentos mais marcantes do Carnaval deste ano. Na terça-feira, pelo quarto ano consecutivo, a tradicional Pipoca do Eva, sem cordas, desfilou no Circuito Osmar trazendo como novidade a estreia da nova formação no comando e convidados especiais da nova geração do axé abrilhantaram ainda mais a Pipoca. Para fechar o Carnaval, a turma do Eva fez um super show no Ca marote Salvador, lotando o Palco Praia. Felipe foi eleito artista revelação da folia momesca pelo Troféu Band Folia 2014. 

FELIPE PEZZONI
O baiano de 28 anos começou a ter contato com a música muito cedo, porque seu pai sempre teve muitos instrumentos de percussão em casa e tocava por hobby. Ele foi experimentando e gostando desse universo. Aos 13 anos começou tocando percussão na banda de um amigo, depois substituiu o cantor em outra banda aos 15 anos e de lá pra cá nunca mais parou de cantar. Quando terminou o ensino médio, três anos depois, Felipe recebeu o convite para cantar na banda de forró Melaço de Cana e emendou na Colher de Pau, também de forró. Tempos depois ele foi convidado para cantar na Orquestra Brasileira de Axé – OBA, o que pra ele foi uma experiência bastante enriquecedora. Durante quatro anos Felipe cantou na banda baiana Capitão Axé, quando teve a oportunidade de abrir grandes eventos em todo o País. Já no final dessa etapa começou a surgir o desejo de fazer um trabalho autoral e foi aí que nasceu a Mil Verões, já em parceria com o tecladista Marcelinho Oliveira. Sobre a entrada no EVA, Felipe garante que vai trabalhar duro para honrar toda a confiança que estão depositando nele. “Trabalhei a minha vida inteira pra ter uma oportunidade como essa. Estou me sentindo realizado”, afirma o jovem cantor. 

TRAJETÓRIA HISTÓRICA
A banda EVA surgiu em 1993, vinda do bloco carnavalesco soteropolitano homônimo. No final da década de 1970, um grupo de amigos, integrantes do grêmio do colégio Marista de Salvador, se reunia todos os fins-de-semana para bater papo e cantar. Dessas reuniões, surgiu, em 1980, a idéia de formar um bloco carnavalesco de nome EVA, abreviatura de "Estrada Velha do Aeroporto", lugar por onde o bloco passava anualmente, não tendo, portanto, ligação alguma com a alegoria bíblica de Adão e Eva.
Saulo Fernandes, vocalista do Eva, nasceu na cidade de Barreiras (BA), em 1977, e seu interesse musical começou ainda na infância, por influência da família. Sua primeira experiência em trio elétrico não foi na Bahia. Aos 18 anos, Saulo foi morar em Vitória (ES) e lá iniciou sua carreira profissional, cantando nos carnavais da cidade. De volta à Bahia, em 1996, montou a banda Chica Fé e recebeu o prêmio de cantor revelação do Carnaval de 2001. Em março de 2002, Saulo passou a comandar o Eva e acabou com uma hegemonia de quase 10 anos, em que, depois de Ricardo Chaves, somente mulheres cantaram na banda. Ele veio para se unir a uma constelação de estrelas que já passaram pelo Bloco Eva - Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Durval Lelys e Ricardo Chaves, por exemplo. Em 2003 conquistou outro prêmio, o de melhor cantor do Carnaval, já como vocalista do Eva. Saulo está no Eva há cinco anos.
Em Janeiro 2013, Saulo Fernandes anuncia carreira solo e assume agenda até o Carnaval de Salvador 2013.

Em Fevereiro de 2013 quem assume a banda Eva é o cantor Felipe Pezzoni junto com o tecladista/arranjador/produtor musical Marcelinho Oliveira. Eles estão desenvolvendo o novo projeto com a consultoria artística de Jonga Cunha, que participou de todas as equipes do EVA ao longo desses mais de 30 anos. O convite para o EVA aconteceu naturalmente, já que a banda Mil Verões, projeto idealizado pelos dois, já tinha começado um trabalho com a Produtora. Quando surgiu a oportunidade, o Grupo resolveu apostar no talento dos meninos, que mostraram ter personalidade ao lançarem um CD autoral, bastante elogiado por diversos artistas. Felipe gravou um single, intitulado “You and me”, de autoria de Marcelinho, que contou ainda com um clipe, divulgado na internet. A nova turma do Eva já estreou em grande estilo. Ainda no Carnaval deste ano, mais precisamente na madrugada da quarta-feira de cinzas, o Grupo fez o seu primeiro show no Camarote Salvador, um dos mais badalados da folia momesca. No mesmo dia o Eva seguiu para Porto Seguro – Bahia, onde tocou no tradicional Carnaporto. Dada a largada, a nova trupe do Eva seguirá fazendo shows em diversas partes do País. Cidades como São Paulo, Fortaleza, Recife, Maceió, Curitiba e Ribeirão Preto já estão programadas para receber a formação liderada pelo cantor Felipe Pezzoni, que promete trazer modernidade musical e repertório bastante variado. A primeira música da nova banda Eva, com participação da Timbalada, já está nas principais rádios do País. A escolhida foi “Naná Naná”, registrada no álbum do Eva “Hora H”, em 1995, ainda com Ivete. Com um novo arranjo e na voz de Felipe, a composição de Cay, Lú e Lula Novaes promete agradar o grande público. A nova formação do Eva é composta por: Felipe Pezzoni (voz), Marcelinho Oliveira (teclado e violão), Raoni Maciel (guitarra), Alex Pontes (percussão), Hugo Alves (percussão), Ton Carvalho (metais), Cristiano Ferreira (baixo) e Esso Brumom (bateria).

EVA começa a se firmar no Carnaval de Salvador
Jota Morbeck (in memorian) assumiu os vocais da banda Eva nos carnavais de 82, 84 e 85. Jota foi o primeiro a cantar “Eva”, versão do Rádio Táxi. “Cometa Halley” e “Cometa Mambembe” também foram destaques na voz do irreverente cantor. Na época o Grupo fez adaptações em frevo de músicas de Rita Lee (Lança Perfume), A Cor do Som, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Jota Morbeck gravou um compacto à frente da banda Eva. Ainda em 1982 a banda Eva passou a ter bateria e todos os instrumentos foram organizados na parte superior do trio elétrico. No carnaval de 1983 quem assumiu o comando do Eva foi Carlinhos Caldas. A música que mais marcou a sua fase no Eva foi “Flagra” de Rita Lee. O 1º Carnaval da Barra foi nesse mesmo ano, quando os blocos Eva e Camaleão saíram no sábado à tarde com os seus trios elétricos, no sentido Ondina/Barra (ao contrário do que é hoje). Os blocos não tinham cordas, mas atrás de cada trio seguiam 6 caminhões, nos quais as pessoas de camisetas podiam subir quando queriam. Nos carnavais de 86 e 87 o Eva contou com uma nova formação, liderada pelo compositor, arranjador e multi-instrumentista, Marcionílio. O artista ganhou fama com as canções “Eva Alegria” e “Táxi”. Ao deixar o grupo, Ricardo Chaves assumiu o seu lugar e ele partiu para o comando do bloco Pike, onde ficou outros dois anos. 

CRONOLOGIA HISTÓRICA
1993 à 1999 - Vocalista Ivete Sangalo
2000 à 2001 - Vocalista Emmanuele Araújo
2002 à ... - Vocalista Saulo Fernandes

FORMAÇÃO BANDA 2012
- Saulo Fernandes (voz), Adriano Gaiarsa (teclados), Alan Toreba (percussão), Leonardo Reis (percussão), Fábio Rocha (bateria), Léo Pinheiro (baixo), Ronaldo Cavalcante (guitarra), Alcione Rocha (trompete), Marcelus Leone (sax-tenor)

FORMAÇÃO BANDA 2013
- Felipe Pezzoni (voz), Marcelinho Oliveira (teclado e violão), Raoni Maciel (guitarra), Alex Pontes (percussão), Hugo Alves (percussão), Tom Carvalho (metais), Cristiano Ferreira (baixo) e Elielson Santos (bateria).

FORMAÇÃO BANDA 2014
- Felipe Pezzoni (voz), Marcelinho Oliveira (teclado e violão), Raoni Maciel (guitarra), Alex Pontes (percussão), Hugo Alves (percussão), Ton Carvalho (metais), Cristiano Ferreira (baixo) e Esso Brumom (bateria).

FORMAÇÃO BANDA 2015
Felipe Pezzoni (voz), Marcelinho Oliveira (teclado e violão), Jorginho Sancof (Guitarra), Alex Pontes (percussão), Hugo Alves (percussão), Ton Carvalho (saxofones e flauta), Cristiano Ferreira (baixo) e Esso Brumom (bateria).

RELEASE OFICIAL 2014
Quando se fala em EVA é imediato pensar em história de sucesso, crescimento musical e artístico. Quem passa pelo Grupo sabe que há um cuidado especial com a produção de música de qualidade e com uma adequada preparação de artistas. Afinal de contas, em mais de três décadas o EVA ajudou a preparar grandes nomes da música baiana como Jota Morbeck (in memorian), Marcionílio, Daniela Mercury, Ricardo Chaves, Durval Lelys, Ivete Sangalo, Emanuelle Araújo e Saulo Fernandes. Estrelas que fizeram parte de equipes vitoriosas na escola EVA e que depois seguiram novos caminhos. O Eva é um time, uma academia musical, é muito mais que uma banda. Desde Fevereiro de 2013 quem está à frente da banda Eva é o cantor Felipe Pezzoni junto com o tecladista/arranjador/produtor musical Marcelinho Oliveira e uma nova banda. O convite para assumir o EVA aconteceu naturalmente, já que a banda Mil Verões, projeto idealizado por Felipe e Marcelinho, já tinha começado um trabalho com a Produtora. Quando surgiu a oportunidade, o Grupo resolveu apostar no talento dos meninos, que mostraram ter personalidade ao lançarem um CD autoral, bastante elogiado por diversos artistas.
A nova turma do Eva estreou em grande estilo,na quarta-feira de cinzas, no Carnaval 2013, com um grande show no Camarote Salvador. Durante o ano a banda realizou cerca de 130 shows participando de eventos importantes no calendário festivo como Carnabeirão e Planeta Dragão em Ribeirão Preto, Carnafacul em São Paulo e Florianópolis, PE Folia no Recife, Eva Private no Rio de Janeiro, com ingressos esgotados, Fortal, Villa Mix em Brasília, micareta de Feira de Santana, na Bahia, que rendeu a Felipe o prêmio de cantor revelação da folia em 2013.
CARNAVAL 2014 – Neste ano o Carnaval foi marcado pela grande estreia da nova formação, foram sete shows em seis dias de festa, muitas emoções e animação não faltaram! Na quinta-feira, Felipe participou de um pocket show no Camarote Schin com o cantor Leandro Sapucahy. Já na sexta-feira, com abadás esgotados, a turma do Eva dividiu o bloco Nu Outro com o DJ internacional Steve Aoki que agitou a Barra-Ondina. No sábado a banda seguiu viagem para São Paulo onde comandou o Carnaval da cidade de Ibirá. No domingo a emoção tomou conta do Circuito Osmar quando Felipe Pezzoni estreou comandando o tradicional bloco Eva com os grandes sucessos que marcaram a história da banda. Na segunda, não foi diferente, no Campo Grande, Felipe desceu e com o sucesso “EVA” sacudiu os foliões do bloco, um dos momentos mais marcantes do Carnaval deste ano. Na terça-feira, pelo quarto ano consecutivo, a tradicional Pipoca do Eva, sem cordas, desfilou no Circuito Osmar trazendo como novidade a estreia da nova formação no comando e convidados especiais da nova geração do axé abrilhantaram ainda mais a Pipoca. Para fechar o Carnaval, a turma do Eva fez um super show no Camarote Salvador, lotando o Palco Praia. Felipe foi eleito artista revelação da folia momesca pelo Troféu Band Folia 2014.

RELEASE 2015
#ACARADOEVA - Em 35 anos de história o EVA foi palco de grandes artistas. Por aqui, passaram grandes nomes que contribuíram para essa história que em 2015 completa 35 anos. Várias ações e alguns eventos serão realizados para a comemoração da data. O start aconteceu, no último dia 06 de setembro, com o lançamento da Campanha Institucional que consiste em mostrar que o EVA, ao longo desses anos, conseguiu atingir todos os públicos e transformar as nossas pequenas ações do dia a dia em momentos de alegria e prazer! Curtir o som, viajar, cantar, ser feliz, brindar à vida, são #ACaraDoEva. A Campanha #ACaraDoEva vai contar com peças inspiradas em momentos felizes, encontros, esporte, música, amor... Tudo que sempre foi cantado por todos os nossos artistas e que é vivenciado pelos fãs, seguidores e público, do Brasil inteiro, que terão fundamental importância nessa comemoração. A campanha vai utilizar a internet como meio principal, caracterizando-se interativa pela participação ativa do público, que poderá enviar fotos e vídeos de momentos que para eles representam #ACaraDoEva, acompanhados da hashtag. Alguns vídeos enviados poderão ser usados no VT oficial da campanha, que conta ainda com Jornais, Outdoor, TV e Rádio. A Campanha #ACaraDoEva foi criada pela Morya, agência que atua há 58 anos no mercado e faz parte do Grupo ABC, a maior holding de comunicação do País e um dos 20 maiores grupos de marketing e comunicação do mundo. A distribuição digital ficará por conta da Share Social Media, agência criativa com foco em Marketing Direto, Estratégico e Humano em ambientes Sociais e Digitais.


EX INTEGRANTES BANDA e BLOCO EVA
- Ivete Sangalo (1993-1998)
- Emanuelle Araújo (1998-2001)
- Saulo Fernandes (2001-2013)

BLOCO EVA - VOCAL
- Jota Morbeck (1982; 1984-1985)
- Carlinhos Caldas (1983)
- Luiz Caldas (1986)
- Marcionílio (1986-1987)
- Daniela Mercury (1986-1989) (bloco Eva - backing vocal)
- Ricardo Chaves (1988-1992)
- Durval Lelys (1993-1995)

SAULO FERNANDES
Saulo Fernandes é vocalista da Banda Eva. Começou a se interessar por música ainda pequeno, por influência da família. Sua primeira experiência em trio elétrico não foi na Bahia. Aos 18 anos, Saulo foi morar em Vitória (ES) e iniciou sua carreira musical cantando nos carnavais da cidade. De volta à Bahia, em 1996 montou a banda Chica Fé e recebeu o prêmio de cantor revelação do Carnaval de 2001. Em março de 2002, Saulo recebeu o convite para comandar o Eva e acabou com uma hegemonia de quase 10 anos, quando somente mulheres cantavam na banda. Em 2003 conquistou outro prêmio, o de melhor cantor do Carnaval, já como vocalista do Eva.

PRÊMIOS SAULO
- Melhor Cantor Revelação - Carnaval 2002
- Melhor Cantor - Carnaval 2003
- Melhor Cantor Revelação - Domingão do Faustão - Melhores do Ano 2007
- Melhor Cantor - Band Folia 2008
- Melhor Cantor - Carnatal 2008
- Melhor Cantor - Band Folia 2009
- Melhor Cantor - Band Folia 2010
- Melhor Puxador de Bloco - Troféu Dodô e Osmar - 2010
- Melhor Cantor - Band Folia 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário